Técnica - óleo sobre tela 60,8 x 30 cm
Tipo de intervenção pedida - Conservação e Restauro
Análise da camada Pictórica:
- Apresenta falta de policromia em forma de lacuna perdida - perca de policromia, estuque e tela -devido a rasgões e alguns furos na zona superior da pintura.
- Grande sujidade de poeiras várias acumuladas e verniz oxidado.
- Pequenas manchas dispersas de várias origens.
- Após análise de U.V. detetaram-se alguns repintes - na rosa do peito e na zona do cabelo.
- Marca oval em toda a área da pintura que sugere a existência de uma moldura.
- Tela mal esticada.
- Além das perdas já referidas a policromia apresenta-se em muito bom estado não se verificando craquelés.
- Todos os danos desta pintura foram causados por mau manuseamento e descuidos
- Tela com aparência de tafetá de algodão industrial, meia-tela, encontrando-se muito ressequida.
- Na zona superior e central, presença de cinco rasgões um dos quais provocado por falta de chanfre na grade.
- Acumulação de poeiras secas.
- Grade de casquinha encontrando-se em bom estado.
- Presença de trave horizontal.
- Ausência de chanfre em toda a grade.
- Três dos cantos contêm cunhas faltando uma no canto inferior esquerdo.
- Não apresenta ataque de xilófagos.
- Procedeu-se à proteção da camada pictórica através do facing. Esta operação consiste na aplicação de papel japonês sobre a policromia permitindo que se execute a limpeza mecânica do verso da tela e respetiva reentelagem sem que a camada pictórica sofra algum destacamento. Desengradou-se a tela do seu suporte.
- Grade e verso da tela desengradada
- Preparou-se a tela nova esticando-a num bastidor de tornilhos de forma a perder toda a tensão. Depois deste procedimento de "envelhecimento" da tela nova e da limpeza do verso da pintura, estão prontas para a reentelagem.
- Reengradagem e preparação da tela para a remoção do facing.
- Depois de remover o facing, consideram-se cumpridas as operações de conservação curativa e preventiva de forma a prolongar a vida da obra nas melhores condições. Deu-se, portanto, seguimento às operações de restauro propriamente dito.
- Limpeza da policromia - esta operação tem como objetivo retirar da pintura tudo o que não lhe pertença tal como vernizes oxidados, poeiras várias e eventuais repintes. Depois de selecionado o solvente ou composto de solventes a utilizar em cada pigmento, utilizando o princípio básico de seleção do solvente mais fraco de maior eficácia, procedeu-se à limpeza mecânica de toda a superfície. A abertura de janelas permitiu-nos verificar os níveis de limpeza produzida.
- Preencheram-se as lacunas com estuque nas zonas de policromia em falta e fez-se o seu nivelamento que tinha como suporte a reentelagem feita anteriormente.
- Finalmente procedeu-se à finalização restauro, a reintegração cromática.
- Esta técnica consiste em devolver a unidade estética da imagem. Foi utilizado o método de seleção cromática através do tratteggio usando o poder de velatura da aguarela uma vez que há referências suficientes na pintura que permitem integrar corretamente sem criar falsos estéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário