Uma Obra de Arte é um produto da espiritualidade Humana único, irrepetível e cujo valor é incalculável para a Humanidade.

Da Obra de Arte faz parte um bom envelhecimento, factor característico, sem dúvida, da passagem do tempo e que lhe imprime carácter, personalidade e antiguidade.

Contudo o pó, a humidade, a incidência directa do sol, o fumo do tabaco e das lareiras, o ataque dos insectos e outro tipo de acidentes, são factores que contribuem para um mau envelhecimento da Obra de Arte permitindo o avanço precoce da degradação.

O respeito pela Obra de Arte, a consciência da perspectiva de futuro e a necessidade de contemplação obrigam-nos a Conservar e Restaurar as Obras de Arte para que se proceda a sua transmissão às novas gerações.

Esta Oficina de Restauro disponibiliza-se a Conservar e Restaurar Obras de Arte – pintura a óleo sobre tela, escultura em madeira policromada e talha dourada garantindo que:

· Todos os processos efectuados são sujeitos à mais rigorosa apreciação tanto a nível de materiais como de técnicas;

· Todos os materiais e técnicas são compatíveis, reversíveis e eticamente correctos tanto no suporte como na policromia ou na talha;

· Todas as intervenções efectuadas sejam dirigidas à salvaguarda da Obra de Arte, tendo como suporte teórico os critérios do código de ética da E.C.C.O. - Confederação Europeia dos Conservadores Restauradores - bem como da Carta de Restauro de 1972.

Previamente às intervenções a realizar nas obras, será efectuada uma "Proposta de Intervenção" acompanhada de um orçamento.

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1. O que é uma Obra de Arte

2. O que é a Conservação e o Restauro

3. O que é a ECCO e o código de ética da Conservação e do Restauro

1. Para melhor se entender o conceito de restauro há necessidade de entender primeiro o conceito de Obra de Arte.

Segundo Cesare Brandi (1906/1988), historiador e crítico de arte, fundador do L’Instituto Centrale per il Restauro em Roma (1939), uma Obra de Arte é um produto da espiritualidade humana, realizado por uma pessoa singular, num momento singular e irrepetível (...)

2. Conservação e o Restauro é pois o conjunto de acções e técnicas exercidas sobre um objecto de interesse social e cultural quando estes tenham sido sujeitos a condições atmosféricas agressivas, catástrofes naturais, vandalismo, simples passagem do tempo ou ainda quando os métodos preventivos não tenham sido suficientes para preservar o seu bom estado.

Existem várias atitudes a ter perante a necessidade de conservar e restaurar um bem cultural:

  • Conservação preventiva – acção sobre algumas realidades que rodeiam a Obra de Arte tais como climatização adequado do espaço, temperatura, humidade e luz ideais, transporte armazenamento e exposição adequadas.
  • Conservação curativa – intervenção directa sobre a Obra de Arte e seu suporte tais como desinfestação, fixação de craquelé, facing, consolidação, reentelagem e cobertura de lacunas.
  • Restauro – limpeza de vernizes muito oxidados quando estes impeçam a correcta leitura da obra e reintegração cromática da lacuna.

O restauro deve dirigir-se ao restabelecimento da unidade potencial da Obra de Arte, sempre que isto seja possível, sem cometer uma falsificação artística ou histórica sem apagar as marcas históricas da passagem da Obra de Arte pelo tempo” (Teoria do Restauro, Cesare Brandi)

3. A E.C.C.O. – Confederation Européenne des Organisme de Conservateurs-Restaurateurs – é um documento redigido em 1993 que afirma uma série de regras gerais de orientação sempre que se dirijam acções no sentido da conservação e restauro de um objecto artístico (http://www.ffcr-fr.org/ref/guidefr.html). Entre outros, assenta em alguns princípios fundamentais do código de ética sendo estes:

  • O conservador restaurador deverá respeitar o significado estético e histórico bem como a integridade física da Obra de Arte.
  • Deverá aplicar as mais elevadas normas de ética em desfavor de opiniões pessoais.
  • Deverá aplicar sempre o princípio da intervenção mínima.
  • Deverá aplicar sempre o princípio da reversibilidade dos materiais e técnicas usadas.
  • Deverá documentar sempre todos os passos dados durante as actividades de conservação e restauro
  • O conservador restaurador não deverá empreender acções para as quais não tenha competência.
  • Deverá aplicar sempre o princípio da interdisciplinaridade para melhor compreender a obra de arte.

terça-feira, 26 de março de 2013

Restauro do "Retrato de uma Sra. Triste"

                                                                                                                       
















"RETRATO DE UMA SENHORA TRISTE"
Nome da obra - " Retrato de uma senhora triste
Técnica - óleo sobre tela 60,8 x 30 cm
Autor - L.Q. 1894
Proprietário - M.ª de Lurdes Soares Mendes
Tipo de intervenção pedida - Conservação e Restauro
Prazo de entrega - Não tem


DESCRIÇÃO GERAL DA PINTURA "RETRATO DE UMA SENHORA TRISTE -  Pintura a óleo sobre tela assinada e datada de 1894 que apresenta o perfil de senhora e busto a três quartos. O cabelo encontra-se apanhado e o vestido branco pérola é de colo subido à maneira do século XIX . Um "bouquet" de três flores adorna-lhe a zona do peito. 











Análise da camada Pictórica:

  • Apresenta falta de policromia em forma de lacuna perdida - perca de policromia, estuque e tela -devido a rasgões e alguns furos na zona superior da pintura. 
  • Grande sujidade de poeiras várias acumuladas e verniz oxidado.
  • Pequenas manchas dispersas de várias origens.
  • Após análise de U.V. detetaram-se alguns repintes - na rosa do peito e na zona do cabelo.
  • Marca oval em toda a área da pintura que sugere a existência de uma moldura.
  • Tela mal esticada.
  • Além das perdas já referidas a policromia apresenta-se em muito bom estado não se verificando craquelés.
  • Todos os danos desta pintura foram causados por mau manuseamento e descuidos 
Análise do verso:
  • Tela com aparência de tafetá de algodão industrial, meia-tela, encontrando-se muito ressequida.
  • Na zona superior e central, presença de cinco rasgões um dos quais provocado por falta de chanfre na grade.
  • Acumulação de poeiras secas.
Análise da grade:
  • Grade de casquinha encontrando-se em bom estado.
  • Presença de trave horizontal.
  • Ausência de chanfre em toda a grade.
  • Três dos cantos contêm cunhas faltando uma no canto inferior esquerdo.
  • Não apresenta ataque de xilófagos.













  • Procedeu-se à proteção da camada pictórica através do facing. Esta operação consiste na aplicação de papel japonês sobre a policromia permitindo que se execute a limpeza mecânica do verso da tela e respetiva reentelagem sem que a camada pictórica sofra algum destacamento. Desengradou-se a tela do seu suporte.














  • Grade e verso da tela desengradada















  • Preparou-se a tela nova esticando-a num bastidor de tornilhos de forma a perder toda a tensão. Depois deste procedimento de "envelhecimento" da tela nova e da limpeza do verso da pintura, estão prontas para a reentelagem.















  • Reengradagem e preparação da tela para a remoção do facing.
  • Depois de remover o facing, consideram-se cumpridas as operações de conservação curativa e preventiva de forma a prolongar a vida da obra nas melhores condições. Deu-se, portanto, seguimento às operações de restauro propriamente dito.















  • Limpeza da policromia - esta operação tem como objetivo retirar da pintura tudo o que não lhe pertença tal como vernizes oxidados, poeiras várias e eventuais repintes. Depois de selecionado o solvente ou composto de solventes a utilizar em cada pigmento, utilizando o princípio básico de seleção do solvente mais fraco de maior eficácia, procedeu-se à limpeza mecânica de toda a superfície. A abertura de janelas permitiu-nos verificar os níveis de limpeza produzida. 
















  • Preencheram-se as lacunas com estuque nas zonas de policromia em falta e fez-se o seu nivelamento que tinha como suporte a reentelagem feita anteriormente. 
  • Finalmente procedeu-se à finalização restauro, a reintegração cromática.














  • Esta técnica consiste em devolver a unidade estética da imagem. Foi utilizado o método de seleção cromática através do tratteggio usando o poder de velatura da aguarela uma vez que há referências suficientes na pintura que permitem integrar corretamente sem criar falsos estéticos.
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